• R. Maria Godinho, 45 - Centro - Guarulhos - SP
  • 11 99877-7766
  • contato@conectaprocessos.com.br

Metodologia dos Processos Empresariais

O modelo de educação utilizado nos programas do processo metanoico é pautado nos princípios da Andragogia. O aprendizado se dá a partir das experiências de cada participante e isso tornam os programas dinâmicos, participativos e inovadores.

A Roda do Aprendizado é a metodologia utilizada em todo o processo. Trata-se de um método de educação, de autoria de Roberto Adami Tranjan, e que propõe, inicialmente, a expansão da consciência de cada indivíduo, culminando na aquisição das competências necessárias à transformação dos líderes.

O CBOK, principal livro de referências sobre a metodologia BPM, o define como “uma disciplina de gerenciamento e um conjunto de tecnologias que provê suporte ao gerenciamento por processo. Uma convergência de tecnologias de fluxo de trabalho, integração de aplicações corporativas, gerenciamento de documentos e conteúdos, gerenciamento de regras de negócio, gerenciamento de desempenho e lógica, apresentadas com foco no suporte ao gerenciamento baseado em processos”. Envolve definições de alta tecnologia, melhoria, inovação e gestão end-to-end de processos de negócios, de maneira criar valor e permitir a organização a atender seus objetivos de negócios com mais agilidade.

Com a aplicação do BPM nas organizações, reformula-se toda a estrutura da organização, desde tarefas mais simples até as mais complexas. Suas ferramentas monitoram o andamento dos processos de uma forma rápida, com baixo custo e fácil entendimento.

3

Nossa metodologia direciona um conjunto de ações para o entendimento da demanda do cliente. Os desenhos de processos são elaborados de forma participativa.

Nossas ações estão baseadas nos fundamentos e aprendizados no modelo de excelência de gestão da fundação nacional da qualidade, no gerenciamento de processos de negócios (BPM – Business Process Management ) e na metodologia de aprendizado utilizada nos programas da metanoia.

Esta fonte de inspiração somado ao conjunto de experiências dos profissionais conectados ao nosso propósito de negócio, nos colocam em um constante movimento para contribuir com o fortalecimento e solidez de empreendedores e empresas.

Nossa atuação nos conecta as equipes, processos chaves e ao compromisso com os resultados.

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado em 13 Fundamentos e oito Critérios.

Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações classe mundial, ou seja, aquelas que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais.

São eles: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.

Os Critérios de Excelência garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua ou se relaciona. A mandala do MEG, que contém os Critérios, simboliza a organização, que é um sistema orgânico, adaptável ao ambiente.

São eles: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento;pessoas; processos e resultados.