Estas indagações fazem parte da constante rotina de nossos negócios e normalmente não temos tempo para nos aprofundar ou analisar os detalhes, mais do que isso vejo todos a minha volta com foco nas tarefas diárias. Como mudar?
Toda mudança exige clareza do seu atual nível de consciência ou seja é preciso obter um diagnóstico dos atuais processos da empresa para estabelecer um plano de atuação que possibilite colocar energia nos pontos vitais do negócio.
A rotina que possui papel fundamental nos negócios ao longo dos anos possibilita que modelos de gestão sobreponham as reais necessidades da empresa, que processos desnecessário criados pelo excesso de controles ou ausência de aderência das atividades da empresa com o sistema utilizado.
O foco no resultado em geral está no faturamento, margem, fluxo de caixa e indicadores óbvios que retratam um realidade reportada e não a realidade real.
Mas como mudar? A questão não é o como mudar, mas sim quais os aspectos que possibilitam ampliar a consciência, refletir sobre as atuais regras que estão impregnadas no negócio, ter clareza dos gargalos, visualizar novas possibilidades e melhorias viabilizando um ambiente que proporcione espaço para criatividade e inovação.